quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Avatar

Obrigado! Cheguei ao fim ...

A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é, e o futuro melhor do que será.

Marcel Pagnol com sua razão, me fez pensar um pouco. Pois bem, é hora de ir, quero viver o presente, não vou aguardar para viver mais tarde, espero o mesmo para todos vós, que por aqui passaram, que sejam felizes. Nesta despedida, será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa do Canalha de Lagos, com ajuda da música Leonard Cohen "Dance Me To The End Of Love" vos brinde, esta será a maneira melancólica de ficarem tristes por algum tempo. Esta música vai ficar em vossa memória por algumas horas, assim como meu blog ira ficar por algum tempo mais, tenho essa convicção.
Minhas expectativas foram ultrapassadas, de tal forma que me vejo obrigado a parar, não consigo corresponder com qualidade, às exigências daqueles que me visitam. Fico triste, mas vou ficar por aqui. Espero de alguma forma ter contribuído, para que a blogosfera de Lagos, tenha encontrado algo em meu blog, que possa ser utilizado em prol de uma causa justa. Temos que ser parte da decisão, juntos vamos construir ideias e encontrar soluções, evitar a crítica tardia, visualizar ou imaginar coisas ou pessoas, numa forma positiva, antes que seja tarde demais.

Não resido em Portugal, estando longe, mais difícil se torna responder a certas questões ou ter uma opinião correta da situação que Lagos enfrenta no dia-a-dia, responsabilidade acrescida para os que ai estão, muitos são aqueles que aí vivem, que possuíam enormes capacidade para decidir ou resolver algo, por Lagos tudo vale a pena.

Agradecimentos individuais:

Queria agradecer, ao Jorge Ferreira, um nome precioso que vou guardar, apesar de não o conhecer pessoalmente, ficou-me a ideia de alguém com grandes qualidades, que vai dar que falar, pela positiva claro. Acredito em si, peço-lhe, em nome de todos aqueles que estão longe, e amam a cidade que os viu nascer, um maior empenhamento.
Agradecer à Valvesta, no outro lado do Atlântico, por essa enorme paixão e carinho que mostrou por nossa cidade.
Ao António Guimarães, por todo o apoio, força e incentivo que me foi incutido desde o princípio do meu blog.
E claro, agradecer ao meu velho amigo José Borba Martins, por me fazer recordar os bons velhos tempos.
Um especial obrigado ao Zé das Cabras, e a todos aqueles que por aqui passaram. Mas também um pedido de desculpa se magoei alguém com algo que escrevi, ou comentei .

A todos um muito obrigado

P.S.: Só para acrescentar, e talvez desvendar um pouco mais o Canalha, foi o post que mais gostei de fazer: os “REMADORES”, este post em forma de homenagem ao meu avô (na fotografia), que recordo com grandes saudades, e tanto ficou por escrever e lembrar, não só o meu avô, mas todos aqueles homens simples, mas tão importantes pelo seu trabalho, na história de nossa cidade. Nunca foram lembrados, estou consciente e tenho o poder de pensar que essa homenagem um dia chegará, talvez no futuro Museu do Mar, no Convento da Trindade! ou talvez num gesto simbólico em nome de rua. Não podemos ficar indiferentes à importância destes homens no passado, a homenagem que falta a esses grandes homens, que ficando em terra na vida, e na história , nunca foram lembrados. Refiro-me, em particular a esses homens que tinham como missão a construção dos barcos,mais precisamente a manutenção e reparo, homens essenciais nas caravelas, na era dos Descobrimentos “O CALAFATE”.

Adeus, vou sair pelo mundo!

15 comentários:

Makejeite disse...

E como é claro, estamos mais pobres. À laia de "remark" só lhe posso dizer que pondere a sua decisão. Mesmo não estando em Lagos o seu contributo é precioso.
Abraço, até amanhã

Anónimo disse...

Não podes parar,esses teus sentimentos, são mais fortes que tua vontade.

Valquíria Calado disse...

Querido canalha(hum q gostoso falar assim)bons dias pra ti.Amei sua visita, me tirou o folêgo... não podes nos deixar, acho muito agradavel tê-lo a vista, além do que como saberei das coisas que escreves daqui onde estou, sua visão é importe, quero pedir que tambem mostre o lado possitivo das noticias de lagos, adotei como lugar de sonhos e amo este lugar de pessoas lindas e amaveis, admiraveis por serem lutadores e vendores, vencendo tantas dificuldades e tornaram-se berço de uma linda cultura, dizem que só amamos aquilo que admiramos, eu os amo.
Diante de toda pressão e dificuldade que possas enfrentar te digo vale sim apena continuar,pois como eu acredito que tem outras pessoas a dmira-lo, que importa se tens contadores e numeros, o importe é que tenhas prazer em faze-lo, e saibas que tens honra. ceitei o seu sonhado... tb um.

Zé Das Cabras disse...

A música alegra-me a alma!

Embalaste-me pelo ritmo de teus ricos e belos textos, agora que estava a abituar-me,hipnotizas-me os sentidos com a tristeza do adeus.
Obrigado eu, pela qualidade de teu estilo de "blogar".

Um abraço forte, para aliviar a tristeza e a saudade de um amigo.

Anónimo disse...

Um excelente blog de lagos,daqui resulta para a cidade de Lagos uma lição eminentemente saudável, e vem a ser: que a cidade fará bem em não continuar a atribuir aos seus politicos a obrigação de pensar por eles a tempo inteiro.
Toda a diminuição do poder político na decisão, e na forma como se idializa e planeia o futuro da cidade é sempre um lucro para os lacobrigenses, e para o progresso da cidade.
Tão-somente, em tais condições a responsabilidade social aumenta na mesma proporção em que decai o princípio governativo, é preciso que o sentimento de solidariedade, a iniciativa e a dedicação individual dê nas vistas, como neste exemplo...

Rui Jorge disse...

Simplesmente um blog espectacular! não conhecia o seu blog e me emocionei, não há palavras para descrever.

Canalha de Lagos disse...

Carta em forma de post, que me foi enviada pelo amigo Jorge Ferreira, que pode consultar aqui no link em baixo:

http://canalhadelagos.blogspot.com/2009/07/carta-do-jorge-ferreira.html

Carta do Jorge Ferreira

Reino do Algarve disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar motivação para continuar com este extraordinárrio trabalho. Aprendi coisas novas relacionadas com minha cidade, como por exemplo, o posto dos "Sicilianos", nunca tinha ouvido nada sobre o assunto.
Mas caso nao volte, o meu muito obrigado.
L. Figueiredo

Fátima Santos disse...

oh! e eu que cuiddei que tivesse tornado...
agradeço (e gosto muito) das palavras deixadas no meu post

vieira calado disse...

Só para lembrar que o senhor Xavier, notável atleta e único sobrevivente da equipa da Esperança que defrontou o Sporting nos anos 40, celebra brevemente o seu nonagésimo aniversário.
um abraço.

Sabes de mim disse...

Mas nem tudo passou ainda porque como o dizes e tão bem « o tempo ajuda a curar» ... Hoje ao acordar, como todos os dias, acordei a pensar em ti, e logo recordei o perfume nas nossas idéias e recordações, mais apagadas pelo andar do tempo.

Valquíria Calado disse...

Estou com saudades... pensa em voltar? ainda esperamos.Beijos seu canalha.

Valquíria Calado disse...

Volto a ler-te por ai... e vim aqui conferir.... cade tu canalha? ter o prazer de o chama-lo de canalha é muito bom, rs, rs,. Volta, precisamos deste tipo único de conversa,abraços.(me dei conta que é só um, afinal está no singular).

disse...

Assinem e ajudem a divulgar a Petição Pela Preservação e Requalificação do Bairro dos Índios da Meia Praia em Lagos. Já temos quase 500 assinaturas!

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=indiosMP