sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Avatar

Poetas de outros tempos

José Manuel Lopes Gonçalves, (Lalecas), nasceu em Lagos, na rua Marchal furtado, em 8 de Abril de 1952, (1º Em baixo a contar da esquerda). Carregar na imagem para ampliar

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
Conhecemos pessoas que vem e que ficam, outras que, vem e passam.
Existem aquelas que, vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...

Fotografia bastante curiosa, veio ao meu encontro. Lalecas(Lelecas), melhor, José Manuel Lopes Gonçalves, o homem que tem estado à frente das finanças públicas lacobrigenses, já lá vão muitos anos.

Um dia em conversa com o amigo Lalecas, dizia-me ele, que tinha uma fotografia do tempo que jogava futebol no Esperança de Lagos, onde eu figurava entre os jogadores e as muitas pessoas alegres, (como era normal, naquela ėpoca longinqua), tinha eu os meus 10 aninhos,e estes eram os heróis da minha infância. O exercício de recordar estas pessoas e estes tempos, não é tarefa fácil. Mais difícil é compreender hoje, como, num país de injustiças estruturais, que choca mesmo as consciências mais apáticas e resignadas, alguém, como o meu amigo de longa data, o Lalecas conseguiu, durante sua longa carreira, não cair na tentação irresistível de fortunas que surgem da noite para o dia. Como é sabido, onde há dinheiro a administrar há sempre a oferta generosa de corruptos que no país abunda, e Lagos não fica isente.
Os anos vão passando por nós, mas nada fez mudar o carácter e comportamento sério e lutador do Lalecas, assim sempre o conheci, um grande homem um excelente professional, que sempre lutou por sua terra, tanto no desporto, como na vida profissional.
É preciso ter sólidos valores, ser pessoa séria, e acima de tudo, é bom ter em conta que, através do passado, consegue compreender-se melhor o presente. Uma lição de vida, um exemplo a ser seguido,para muitos que hoje, ocupam cargos importantes no nosso concelho , que viveram e sentiram, estes tempos
humildes.

6 comentários:

Mena G disse...

É bom saber que ainda há gente que nunca se deixou corromper pela facilidade do dinheiro: é esta a ideia que,hoje,tenho do "Lalecas". Ao fim e ao cabo, é um homem que tem feito a sua vida, coerente consigo mesmo.
Uma fotografia a guardar, uma homenagem que se deve comentar.
Parabéns pelo post.

Anónimo disse...

Personalidade forte, humor frio, pessoa que se pode confiar,um grande profissional. É interessante lembrar os que ainda cá estao, para que um dia quando forem embora, levarem com eles um sorrisso de felicidade, pelo trabalho, empenho e exemplo para aqueles que ficam e um dia partem, sem nunca serem lembrados.

Anónimo disse...

Um grande profissional sem dúvida alguma, também eu o admiro pela personalidade forte que o caracteriza. Quando jogava futebol, lembro-me como ele conseguia irritar os adversários, e muitas vezes os próprios adeptos do Esperança de Lagos. Que grande Lalecas, saudades.

Anónimo disse...

PARECE QUE EM QUALQUER PARTE DO MUNDO FUTEBOL É FUNDAMENTAL PARA OS HOMENS MOSTRAREM AS PERNAS,CORREREM ATRÁS DE UMA REDONDINHA E CONTAR VANTAGENS...KS KS KS,
POR AGORA DIRAM:JÁ FUI BOM NISSO!!! ABRAÇOS.

Anónimo disse...

Ao meu grande amigo Lelecas.Foste grande como jogador, és bom profissional e continuas a ser um grande amigo.Como tu....pode-se contar pelos dedos.

ARQUIVO CFEL disse...

Ja agora uma mençãzinha de onde este foto foi tirada.
O blog ARQUIVO C.F.E.L.