quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Avatar

Fernão de Magalhães


De espantar que o primeiro passo na direção do comércio em escala mundial(um dos aspectos da globalização actual) tenha sido há mais de 600 anos.


O navio escola Sagres partiu ontem, do cais de Alcântara, para uma missão de onze meses à volta do mundo, algo que não fazia há 27 anos.

A Sagres deixou a barra do Tejo em direcção ao, Brasil, seu primeiro porto de passagem, onde deverá chegar a 9 de Fevereiro. No total, a viagem terá uma duração estimada de 339 dias, dos quais 71 por cento a navegar e 29 por cento nos portos. O navio passará por 27 cidades costeiras, de 19 países diferentes, antes de regressar a Lisboa, em 23 de Dezembro.

Nada melhor para lembrar nestes 5 filmes, a viagem do Fernão de Magalhães e dos irmãos Faleiro, cartógrafos portugueses.

Fernão Magalhães começou a insistir para o rei Manuel lhe dar tarefas mais emocionantes e bem pagas, como encontrar o caminho para as Molucas indo pelo Oeste, em vez de fazer o trajeto tradicional, na direção Leste: era mais rápido, dizia. O monarca não comprou essa idéia. Isso fez Magalhães renunciar à nacionalidade portuguesa e oferecer seus serviços a Carlos, rei da Espanha. Esse soberano, depois conhecido como imperador Carlos V, tinha sonhos de grandeza e decidiu patrocinar a viagem de Magalhães. Encontrar um caminho mais rápido para as Índias faria a Espanha passar à frente de Portugal e de todos os outros países na corrida das navegações. Segundo os cálculos de Magalhães e dos irmãos Faleiro, cartógrafos portugueses, as Molucas encontravam-se na metade do mundo que, pelo Tratado de Tordesilhas, cabia à coroa espanhola. Eles acreditavam que ao sul do Brasil havia uma passagem, do oceano Atlântico para os mares do Sul. Em setembro de 1519 a grande viagem começou, partindo com cinco navios e cerca de 270 tripulantes. A frota chegaria à América do Sul, explorando a região do rio da Prata no ano seguinte.

A viagem completa de Fernão de Magalhães, pode ver aqui:

http://canalhadelagos.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

4 comentários:

Canalha de Lagos disse...

Não percam de ver este documentário de “Fernão de Magalhães ” uma viagem que nos faz recuar 600 anos no tempo, na companhia do nosso compatriota "Ferdinand Magellan" , São 5 episódios, super qualidade de video.

http://canalhadelagos.blogspot.com/2009_07_01_archive.html


E a qualquer momento será retirado do YuoTube, devido a determinados direitos.

Anónimo disse...

Esperemos que tenham levado mantimentos avond' e... tenham muito cuidado com os piratas dum corno (de África)

Anónimo disse...

Muito obrigado! Adorei!

Anónimo disse...

Os piratas Somalis já devem estar a espera do navio Escola Sagres!!!!!