quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Avatar

O recuo do Infante D. Henrique

O Infante D. Henrique toda a vida foi chamado de “Navegador”, mas nem uma canoa ele sabia dirigir, Navegador porquê? Ora muito bem, esta é a opinião de quem escreve a história no outro lado, logo a história varia segundo o ponto-de-vista de quem a escreve, mas talvez a falta de crítica seja um dos maiores males de que padece a nossa literatura.

Lagos a capital da Nigéria è a maior cidade na África Ocidental, a qual foi chamada Lagos. Lagos é uma palavra Ibérica que significa lago. A província do Algarve (al-Gharb) em Portugal também tem uma cidade com o nome de Lagos. Como aparece então este nome numa cidade da Nigéria?

Na Lagos antiga dos Mouros, homens negros viviam como reis e príncipes. Lagos é uma antiga cidade marítima com mais de 2.000 anos de história…

A história deste povo tem a explicação para isto e muito mais. Aqui no link em baixo, talvez encontre também a explicação do recuo da estátua do Infante D. Enrique. Documento assinado por Jide Uwechia a pessoa responsável por esta investigação.

http://www.africaresource.com/rasta/sesostris-the-great-the-egyptian-hercules/the-moorish-cities-of-lagos-in-nigeria-and-portugal-jide-uwechia/

Aqui em baixo a tradução para português, do “Google translate”, mas muito pouco esclarecedor:
http://translate.google.com/translate?hl=fpt&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.africaresource.com%2Frasta%2Fsesostris-the-great-the-egyptian-hercules%2Fthe-moorish-cities-of-lagos-in-nigeria-and-portugal-jide-uwechia%2F

4 comentários:

Luis A. disse...

Então e os esqueletos encontrados na praça D`Armas, lá onde estão a construir o parque de estacionamento, pode ser que eram dos Mouros que habitaram Lagos e não de escravos como notíciado.

Anónimo disse...

Os Mouros de volta, vai faltando alguma coisa neste cantinho perdido, algures a sul de Portugal.

Nuno D, disse...

Feliz Natal aí para a canalha de Lagos.

Anónimo disse...

A presença de africanos em Portugal é anterior à própria nacionalidade(1143). Entre o século XV e meados do século XIX, os negros tiveram uma importante presença em Portugal, não apenas como escravos, mas também na cultura. Um estudo genético recente do Instituto Ricardo Jorge (Lisboa) mostrou a presença de «sangue africano» no Sul do País, com importantes bolsas nas zonas de Coruche e Alcácer do Sal

A presença de portugueses em África data do séc.XIV, quando começaram as primeiras viagens às Canárias. A partir da conquista de Ceuta (1415) inicia-se a exploração sistemática do continente africano que se estendeu ao longo do século XX.

A história de Portugal, desde o século XV é indissolúvel do continente africano. É o país europeu onde a presença da África sub-saariana mais se faz sentir, e é talvez por esta razão que os testemunhos destes contactos ainda estejam tão pouco valorizados em termos museológicos.