sábado, 22 de agosto de 2009

Avatar

Antes e Depois!

Carregue na imagem para ampliar, e ver a máquina a trabalhar em cima da falésia
A partir de Lagos, fui descobrindo todo o barlavento algarvio, cuja luz é tão suave que parece suspensa, como se não fizesse parte do próprio ar. Descobri a solidão agreste de Sagres, onde se ia aos percebes ou apenas olhar o mar do Cabo de S. Vicente, na fortaleza, que era rude como o vento e o mar de Sagres, e hoje é uma casamata de betão que, ao que parece, se destina a homenagear a moderna arquitectura portuguesa. Descobri o charme antiquado da Praia da Rocha, onde se ia à noite ver as meninas de Portimão, ou o "souk" em cascata de Albufeira, onde se ia ver as inglesas e dançar no Sete e Meio. E descobri outras terras de pescadores e veraneantes, como Armação de Pêra ou Carvoeiro, praias de areia grossa e mar transparente como eu gosto, cigarras gritando de calor nas arribas, polvos tentando amedrontar-me quando os olhava debaixo de água.

Não vale a pena contar. Quem teve a sorte de viver, sabe do que falo; quem não viveu, não consegue sequer imaginar. Porque esse Sul que chegava a parecer irreal de tão belo, esse litoral alentejano e algarvio, não é hoje mais do que uma paisagem vergonhosamente prostituída. Sim, sim, eu sei: o desenvolvimento, o turismo, a balança comercial, os legítimos anseios das populações locais, essa extraordinária conquista de Abril que é o poder local. Eu sei, escusam de me dizer outra vez, porque eu já conheço de cor todas as razões e justificações. Não impede: prostituíram tudo, sacrificaram tudo ao dinheiro, à ganância e à construção civil. E não era preciso tanto nem tão horrível.


Miguel Sousa Tavares (Paraísos prostituídos)
Vale a pena pensar... "a tendência do pensamento dos politicos locais...".
Já devem conhecer a opinião do Miguel, mas, é sempre bom reler.
O resto pode ler aqui no EXPRESSO

2 comentários:

Anónimo disse...

depois dizem que e as pessoas nao sabem ler os sinais, ou nao ligam, nao sera estes senhores do poder que nao respeitam as leis de construcao junto ao mar?

Anónimo disse...

Como dizem os americanos...


money talks, bullshit walks.

Só se descobrem os males dos pequenos e dos pobres.