segunda-feira, 20 de julho de 2009

Avatar

Fernão de Magalhães


Chega a espantar que o primeiro passo na direção do comércio em escala mundial - um dos aspectos da globalização atual - tenha sido dado há mais de 600 anos.



Os autores dessa proeza foram principalmente os portugueses e, entre seus maiores exploradores, está Fernão de Magalhães.




Nascido em família nobre, Magalhães era inquieto por natureza: queria ver o mundo e explorá-lo. Em 1506 ele viajou para as Índias Ocidentais.



Ele circunavegou o planeta, isto é, deu a volta completa e cruzou o Oceano Pacífico, em sua busca por uma rota para o Oriente.


Ele circunavegou o planeta, isto é, deu a volta completa e cruzou o Oceano Pacífico, em sua busca por uma rota para o Oriente.

Segundo os cálculos de Magalhães e dos irmãos Faleiro, cartógrafos portugueses, as Molucas encontravam-se na metade do mundo que, pelo Tratado de Tordesilhas



Fernão Magalhães começou a insistir para o rei Manuel lhe dar tarefas mais emocionantes e bem pagas, como encontrar o caminho para as Molucas indo pelo Oeste, em vez de fazer o trajeto tradicional, na direção Leste: era mais rápido, dizia. O monarca não comprou essa idéia. Isso fez Magalhães renunciar à nacionalidade portuguesa e oferecer seus serviços a Carlos, rei da Espanha.

Esse soberano, depois conhecido como imperador Carlos V, tinha sonhos de grandeza e decidiu patrocinar a viagem de Magalhães. Encontrar um caminho mais rápido para as Índias faria a Espanha passar à frente de Portugal e de todos os outros países na corrida das navegações.

Sem comentários: